

As redes sociais são meios de comunicação importantes para médicos e dentistas construírem relacionamentos com seus clientes, porém muitos não aproveitam todo o potencial ou cometem alguns erros comprometedores.
Como bem sabem, identificar a raiz do problema é o primeiro passo para a cura definitiva, por isso atender bem on-line é tão essencial como no consultório.
O bom atendimento médico é algo que viraliza e passa de boca-a-boca. Dar a devida atenção aos usuários das redes sociais gera o mesmo benefício!
Quando você atende bem seu paciente, é provável que ele fale do teu trabalho para os amigos dele e on-line isso é expressado através de curtidas, comentários e compartilhamentos. Indicação é tudo e isto pode vir através das redes sociais também!
Abaixo os doutores poderão ler sobre os 10 principais erros que observamos em perfis de hospitais, clínicas, consultórios e profissionais da área da saúde em termos de redes sociais e marketing digital.
1. Medo de quebrar o código de ética
Sabemos que existem regras que regulamentam a atuação dos médicos e dentistas nas redes sociais. O código de ética da área da saúde deve ser respeitado, mas não super-estimado. Você como qualquer outro profissional precisa de clientes e é super lícito “vender o peixe”, só precisa ficar atento a alguns detalhes e ter certa precaução.
É óbvio que você como profissional da saúde não deve focar em preço e nas condições de pagamento dos seus tratamentos. Falamos de hospitais, clínicas e consultórios e não de açougues e mercadinhos de bairro.
A boa notícia é que você é livre para falar do seu trabalho e dar dicas de saúde relacionadas com o serviço que presta. O mais importante é não deixar o medo te congelar e caminhar pra frente!
Mídia social não é um campo minado! 💣💣💣
2. Sempre indisponível
Esteja sempre online! Leve a sério o Facebook messenger, Whatsapp e Instagram Directs. Responda rápido e de preferência tenha alguém pronto para atender a qualquer momento do expediente nas redes sociais! Seja proativo e pergunte o e-mail e telefone do usuário quando o mesmo fizer algum contato direto.
3. Fake news: informações duvidosas
Quanto vale a sua reputação como médico? Vale a pena o risco de perder sua credibilidade com informações imprecisas e sensacionalistas, apenas para conseguir alguns likes a mais em uma publicação(post)?
4. Excesso de adjetivos
Falar muito de si mesmo não é legal. Tem muito mais valor quando os outros falam de nós. Por isso atenção ao excesso de expressões como “a melhor clínica”, “a(o) melhor terapeuta, médica(o), dentista“, o melhor tratamento” ou “a melhor solução”.
Evidencie dados reais que comprovem estas afirmações, sem necessariamente fazer o uso delas. Dados de pesquisas, depoimentos, comparativos de vantagens e desvantagens e informações concretas.
5. Compartilhar imagens de antes e depois
O Código de Ética proíbe o uso de imagens comparativas do tipo antes e depois, é preciso ter muito cuidado com este tipo de material. Vemos particularmente muitos dentistas sensacionalistas usando esta técnica sem pudor. Cuidado!
6. Expor problemas de saúde: doenças e lesões
Expor doenças e lesões não é proibido, mas exige moderação e critério. Lembre-se sua página é relacionada a saúde e não filme de terror. Deixar as pessoas desconfortáveis pode causar retaliação e repulsão por parte do público. 😧
7. Não separar o pessoal do profissional
Não misture sua vida pessoal com a profissional. Tenha dois perfis no Instagram. Jamais poste na mesma as dicas de saúde da sua clínica e a foto do almoço de sábado com a família.
Tenha uma Fanpage e um perfil comercial no Insta. Ainda assim, seus perfis pessoais não devem ser relaxados. Moderação!
Não precisamos dizer o que você deve ou não postar em uma rede social, afinal você é uma doutora ou doutor e não um pop-star midiático radical.
Este tipo de divisão também favorece em sua administração e reserva sua vida privada de assédios e exposições indesejadas.
8. Não produzir conteúdos relevantes
O conteúdo é uma ferramenta poderosa para ganhar autoridade e notoriedade. Um blog ativo e com conteúdos relevantes é uma maneira de ganhar não só mais visualizações como novos clientes.
Crie conteúdos relevantes e relacionados a sua área de atuação. Dicas de saúde, explicações sobre tratamentos, listas sobre benefícios e malefícios etc.
Você pode criar um e-book com um conteúdo altamente relevante ao seu público(ao seu público e não a você) e em troca solicitar o e-mail e telefone dele.
Estes contatos capturados poderão ser nutridos com e-mails programados em um fluxo automatizado de marketing que filtrará os curiosos dos clientes. 😉 Para saber mais sobre isto clique aqui.
Não tenha medo de blogar! Quanto mais relevante for sua página, mais irá atrair seguidores. Quantos mais relevante for teu site, melhor será o posicionamento na busca do Google.
Mantenha o caráter informativo. Nunca exponha pacientes ou incentive automedicação.
9. Não impulsionar os materiais produzidos
Quanto custa um impulsionamento eficiente? Isto pode variar… Agora quanto custa não impulsionar? Bons materiais requerem tempo de trabalho estratégico e operacional. Produzir materiais para apenas você mesmo ver é prejuízo!
10. Não praticar network em grupos sociais do Facebook
Faça bom proveito dos grupos sociais do Facebook. Este tipo de network pode oferecer a troca de indicações entre as especialidades médicas, aumentar a visualização e consultas a sua página.