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Waiting room in the hospital

Marketing no setor da saúde

O investimento em marketing é capaz de proporcionar grandes resultados e impulsionar o crescimento do seu consultório ou clínica. 

O investimento em marketing é capaz de proporcionar grandes resultados e impulsionar o crescimento do seu consultório ou clínica, porém, quando feito com planejamento, qualidade e regularidade.

O grande empecilho para ter sucesso no marketing digital é a falta de regularidade, ou seja, frequência.

Fica mais simples de entender quando comparamos marketing digital com um tratamento ou dieta.

Não é da noite para o dia que o paciente emagrece, tem uma melhora significativa nos exames ou alinha os dentes, dá mesma forma, é preciso ter disciplina para conseguir bons resultados.

O marketing digital para clínicas e consultórios está fortemente atrelado a produção de conteúdos. O conteúdo é importante como a água é para o organismo. Não dá para viver sem! Sem conteúdos ricos, será tão relevante como uma gota no oceano.

 

A importância da produção de conteúdo

Cerca de 46% dos usuários de internet no Brasil procuram por informações médicas na rede e consequentemente clínicas e consultórios onde possam realizar seus tratamentos, cirurgias e correções estéticas.

Sabemos que o Google é o maior site de pesquisa da internet. Não estar presente nele é um pecado sem perdão para quem é da área da saúde! A concorrência neste grande catálogo de clínicas e consultórios é crescente e um dos fatores que contribui para o melhor rankeamento de um site no Google é a quantidade de páginas de conteúdo que ele contém.
 
Exemplo: quanto mais informações relevantes sobre odontologia seu site tiver, melhor será rankeado nas pesquisas e mais aparecerá para quem procura por dentista na internet.
 

Isso se aplica a qualquer área, mercado e negócio. No português claro, não é só para serem legais que as empresas escrevem em um blog.

Blogam para serem encontradas pelos consumidores no Google, ganharem autoridade e se relacionarem com o público-alvo.

Um site sem conteúdo é irrelevante para o Google. Sem conteúdo, o site só aparece quando se paga em uma campanha de links patrocinados Google Adwords, mas isto é assunto para outro artigo!
 

O que são conteúdos saudáveis?

Para se destacar no mercado da saúde é preciso nutrir o público alvo literalmente com conteúdos saudáveis. E o que é um conteúdo saudável? Um conteúdo saudável é aquele que tem por objetivo:

ajudar as pessoas;

levar informação relevante;

educar o público alvo para ser um cliente qualificado.
 

Conteúdo gera autoridade que lota agenda

O conteúdo saudável adiciona credibilidade a sua marca e prepara o consumidor para ser um bom cliente. Quanto mais educado, nutrido e consciente é o cliente, melhor é.

Quanto mais consciente é o paciente sobre seu problema, condição clínica, tratamento e os procedimentos, melhor será sua expectativa e colaboração para atingir o resultado.

O resultado para a cura ou correção de algo, não depende só do profissional da saúde, mas também da disciplina do paciente. Da mesma forma os consumidores, quanto mais conscientes forem, melhores clientes serão.

Por isso a produção de conteúdos saudáveis é fundamental neste processo de nutrição e qualificação de clientes.

O que não é um conteúdo saudável?

Um conteúdo não saudável é aquele que está cheio de intenções comerciais explicitas. É focado apenas em vendas. É importante vender, mas na hora de entregar conteúdo o objetivo principal é posicionar a marca como autoridade no assunto.

Existe uma linha tênue a ser respeitada, principalmente na área da saúde, onde o senso ético é cobrado com mais vigor. Você não pode sair vendendo como um “varejão”! Isso fere a humanidade e espanta a clientela.

Um dos adjetivos mais pejorativos para um médico, dentista ou profissional da saúde é ser chamado de açougueiro ou carniceiro. Por isso não venda no seu blog, apenas instrua o público e sutilmente recomende!
 
 

Produção de conteúdo nas redes sociais

Direto ao ponto: compartilhe os artigos do teu blog nas tuas redes sociais. E lembre-se, neste tipo de postagem não se vende nada! Trabalhe pelo menos no Facebook e Instagram, que são as principais redes sociais atualmente. Dependendo do teu público, vale testar Linkedin e Twitter.

Já o Youtube funciona como uma hospedagem para seus vídeos e tem teor 100% educacional na maioria dos casos.

 

Você deve impulsionar de forma inteligente, segmentada e constante. Para deixar claro: não dizemos aqui que você não deve vender, porém quando for venda é venda mesmo. Não precisa mascarar.

É claro que você não vai entrar em méritos de precificação nos anúncios, mas não se limite demais! Existem profissionais da área da saúde que são assustados quando se fala em fazer marketing, como se os conselhos regulatórios estivessem escondidos esperando para caçá-los!

Em qualquer mercado, o marketing digital é fundamental nos dias de hoje. Indispensável para sua clínica e consultório crescer. Quem não é visto, não é lembrado!
 

E-mail marketing de conteúdo automatizado

Um e-mail marketing é um e-mail com conteúdo especialmente pensado e desenvolvido para uma base de e-mails específica. Esse conteúdo pode ser uma propaganda direta ou um conteúdo relevante para o público que o recebe.

Se você trabalha com Inbound Marketing, pode nutrir sua lista de e-mails com as últimas postagens do seu blog. É uma forma de aumentar a autoridade da marca, relacionar-se com seu público, filtra-los e levá-los para o seu site.

O Inbound Marketing é uma metodologia de marketing diferenciada que tem por objetivo atrair, relacionar, filtrar e converter. O e-mail marketing é um dos canais mais utilizados em estratégias de inbound, mas não confunda comprar uma lista a preço de banana e disparar uma propaganda por e-mail com Inbound Marketing.

Inbound é marketing de atração que utiliza o conteúdo como principal moeda de troca e é altamente estratégico. É um outro nível de trabalho colaborativo entre a empresa e a agência de propaganda.
 

O e-mail marketing como um canal de inbound marketing

O e-mail marketing como canal dentro de uma gestão de inbound marketing, é uma ferramenta eficiente, pois tem o poder de alcançar muitas pessoas de forma rápida e direta.

Hoje 92% dos usuários de internet adultos possuem uma conta de e-mail, mas uma grande parcela não faz um acompanhamento constante de suas contas, por isso segmentar a lista e saber se relacionar com ela, afim de não ser bloqueado ou marcado como spam é fundamental!

Sua clínica pode ir mais longe através do e-mail marketing aliado ao inbound. Lembre-se que ações isoladas de marketing, pouco ou nenhum resultado trazem. É como fazer dieta por 2 dias e reclamar que fazer dieta é perda de tempo e não dá resultado.

Obrigado, curta e compartilhe.

 

A boa prática de semear...

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