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Como integrar marketing e vendas com excelência

Unindo o útil ao agradável

Marketing e vendas sempre andam juntos.
São duas pernas, se falta uma, ou se uma for maior que a outra, fica difícil caminhar.
Tanto o marketing como as vendas são áreas que estão relacionadas com as necessidades do consumidor.

A função de cada área

O marketing prepara o terreno para que a venda aconteça.

É função do marketing despertar o desejo no consumidor e nutri-lo até o time de vendas entrar em campo para concluir a jogada. Converter o potencial consumidor em cliente real.

As vendas têm como objetivo principal conseguir o sim do cliente, a famosa “canetada”, “tirar o pedido”, mas não é somente isto.
As vendas precisam gerir um relacionamento sadio e durável com a clientela. Praticar o pós venda e obter recorrência.
Um departamento não funciona bem sem o outro. Engana-se quem pensa o contrário. São partes de um corpo chamado empresa.

A falta de comunicação

A falta de informação, organização e velocidade sabotam tanto as campanhas de marketing como de vendas.

É provável que já tenha ouvido falar que, quanto mais rápido se responde, mais chances se tem de fechar o negócio.

Para ter esta velocidade é preciso organização. Rabiscos em cima da mesa e pastas na área de trabalho não significam isto, apenas dados soltos.

A informação é a soma destes dados de forma organizada, compondo uma mensagem.

Quando todos trabalham em sintonia e para o mesmo objetivo, fica mais fácil alcançar as metas.

E é aí que a tecnologia nos ajuda a conciliar, trazendo para um mesmo ambiente virtual, as informações de cada departamento.
Assim fica mais rápido para o marketing definir conceitos e produzir conteúdos, pois as informações qualificadas aumentam as chances de darem o “tiro certo”.
 
Da mesma forma a área de vendas tem em mãos materiais qualificados, que embasam a argumentação dos vendedores, como se fossem “munição” para fecharem mais negócios.
 

Integrando marketing e vendas

Integrar marketing e vendas não é um bicho de sete cabeças! 🐲 Existem softwares CRM (customer relationship management) que mantem o fluxo de informações e tarefas sobre cada lead e cliente organizado.

O CRM acompanha o lead desde sua chegada a base, até o momento em que se torna um cliente ativo e fidelizado. E não para por aí!

Não são só as áreas de marketing e vendas que se beneficiam, mas toda a empresa deve usufruir das informações do CRM.

Aliás, informação não é mais moeda de troca de ninguém. 👍

A cultura do século XXI é popular e compartilhada. Reter conhecimento chega a ser mesquinho, visto que não há como ocultar nada de ninguém.

A internet eclodiu e tornou o aprendizado acessível para todos.

Depois do marketing e da venda, vem a prestação do serviço, a entrega e o suporte.

Suporte não é somente resolver problemas, recalls ou trocas de mercadoria. O suporte também ensina o cliente a utilizar o produto/serviço e pode reverter uma desistência de compra! O suporte evita prejuízos e retém os ganhos da empresa!
 

Todo este ciclo, quando automatizado, torna o dia a dia de trabalho mais eficiente e producente.

Percebe-se maior diferença quando a um volume maior de transações.

Até o pessoal de recursos humanos e do financeiro tomam proveito destes dados.

 

CRM + ERP = inteligência competitiva

Enquanto o CRM faz a gestão do relacionamento com o cliente, existem outros softwares um pouco mais completos com a função ERP.

ERP em português significa Sistema de Gestão Empresarial.

Trata-se de uma ferramenta corporativa capaz de controlar todas as informações de uma empresa, integrando e gerenciando dados, recursos e processos, aumentando seu poder de tomada de decisão.

No ERP a empresa também tem controle de estoque, contabilidade, notas fiscais e outros parâmetros que as vezes nem imagina.

Quem deseja automatizar e integrar todas as áreas está no caminho certo.

É um processo que força o empresário a sair da zona de conforto, mas trás um benefício grande de inteligência competitiva para o negócio.

Agora de cabeça 💡 me lembro do software da Mahout (já possuí as duas funções ERP e CRM em uma única solução), além de outras coisas uteis e incríveis.

É completo para gerir diversos modelos de negócios! Fica a dica!

Obrigado, curta e compartilhe.

Forte abraço!
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