Bonitinho, mas ordinário…
Você criou um site bonito, mas ele ainda não está sendo exibido no Google. Isso pode fazer com que você se sinta desanimado e sem rumo, imaginando como fazer com que os grandes mecanismos de busca o notem.
O Google lida com bilhões de websites todos os dias. Como você pode conseguir um pouco mais de atenção? Vamos dar uma olhada em como o Google indexa, analisa e classifica um site, e o que você pode fazer para ajudar no processo.
Indexando seu site
Assim como as agendas telefônicas nos velhos tempos, os mecanismos de pesquisa têm um grande índice de todas as páginas em todos os sites que eles conhecem. Seu site só pode aparecer em SERPs (o acrônimo de “páginas de resultados do mecanismo de pesquisa”) se estiver nesse banco de dados.
Como funciona a indexação?
Para encontrar novos sites, os mecanismos de pesquisa usam rastreadores: bots virtuais que acessam sites automaticamente. Durante todo o dia todos os dias. Os rastreadores procuram cada site para cima e para baixo: eles analisam o texto, as descrições de imagens e todos os links do site. Neste momento, eles só querem saber o que há para poder analisar mais tarde.
Como colocar seu site no índice do Google?
Antes que seu site possa aparecer nos resultados da pesquisa, o mecanismo de pesquisa deve saber que ele existe. Em termos técnicos, queremos que o mecanismo de pesquisa adicione seu site ao índice de sites conhecidos.
Essa é a primeira coisa a ser trabalhada: tudo o que você fizer para otimizar seu site só poderá fazer diferença se o mecanismo de pesquisa vir seu site em primeiro lugar.
Se o seu site for novo, os rastreadores de mecanismos de pesquisa poderão encontrá-lo, provavelmente em alguns dias ou semanas. Mas se você quiser acelerar o processo, a melhor maneira de indexá-lo rapidamente é inscrever-se em uma conta gratuita do Google Search Console e usar sua Ferramenta de inspeção de URL.
Ou, se você tiver um site, poderá usar as ferramentas de SEO para enviá-lo automaticamente para indexação. Esse processo leva um tempo, mas você pode ter certeza absoluta de que um rastreador acessará seu website o mais rápido possível. Muito melhor do que ficar sentado esperando algo acontecer magicamente.
Analisando seu site
Quando o rastreador souber que seu site existe e o que está nele, é hora de analisar o conteúdo. Essa análise termina em um ranking: uma lista de páginas na internet que melhor correspondem a uma determinada frase de pesquisa.
Quais perguntas seu site responde?
Há muitas coisas que o Google analisa ao indexar um site. O mecanismo de pesquisa deseja saber sobre o que é seu site e, mais importante, quando deve exibir seu site para as pessoas que pesquisam. O motor de busca tenta descobrir quais frases de pesquisa seu site está tentando resolver.
Há um pouco de sutileza nesse processo que os algoritmos do Google ficam cada vez melhores em descobrir ao longo dos anos. Por exemplo, se o seu site é sobre café, ele deve aparecer quando as pessoas procurarem o melhor lugar para tomar café em sua cidade ou aparecer quando as pessoas procurarem um bom fornecedor de café para seu próprio café? Os algoritmos do mecanismo de pesquisa podem analisar seu conteúdo, “ler” seu texto e responder a essa pergunta.
Classificando seu site
Depois que o mecanismo de pesquisa faz sua análise, ele quer descobrir se o site é mais ou menos relevante para essas frases de pesquisa do que outros sites concorrentes. Para fazer isso, ele usa cerca de 150 fatores de classificação diferentes (e alguns dizem que há ainda mais). Alguns desses têm mais importância que outros.
Usando essas informações, você pode otimizar seu site e ter uma classificação mais alta para determinadas frases de pesquisa.
Você ainda pode contar com nossa agência para construir um site profissional para sua empresa e também propor estratégias para melhorar seus resultados na busca do Google, seja de forma orgânica ou através de campanhas de links patrocinados ou anúncios no Instagram e Facebook.