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10 Erros graves de marketing nas redes sociais

Não caia no achismo

Vivemos na era do marketing digital, e o marketing nas redes sociais tornou-se a cerejinha do bolo.

Algumas pessoas mais resistentes, teimam em aceitar isto, porém o marketing nas redes sociais é um dos principais agregadores de leads para a área comercial de qualquer empresa, quando executado com constância e qualidade.

É preciso baixar as armas e abrir-se para o novo cenário. Isto pode e deve dar certo para sua empresa!

Veja abaixo alguns erros graves, porém comuns de serem cometidos em marketing nas redes sociais.

 

1. Não ter uma estratégia definida

Certamente este tópico cai bem em qualquer tipo de lista, principalmente tratando-se de marketing nas redes sociais. Se não tens uma estratégia definida, não tens nada.

A definição da visão, dos objetivos e das ações a serem tomadas, nortearão o trabalho de marketing digital do dia a dia. Quais mídias sociais atuar e como atuar em cada uma delas são as primeiras perguntas básicas.
“Você é seu próprio general. Então, tome agora a iniciativa, planeje e marche decido para a vitória. – Sun Tzu”.
 

2. Menosprezar o acompanhamento de profissionais da área

Este é um erro comum e talvez o principal onde muitas empresas e empreendedores tropeçam.

Pela facilidade e intuição de mexer em uma mídia social, muitos concluem que o marketing nas redes sociais é tarefa fácil, pouco relevante e atividade para estagiário ou para o terceirizado que apresentar a oferta mais barata.

Conhecer as funcionalidades é algo básico para um usuário comum, mas para desenvolver um trabalho de marketing nas redes sociais, além de estar presente, uma marca precisa de um acompanhamento constante com materiais de qualidade.

É preciso de um ou mais profissionais com várias competências distintas, como: redação impecável, criatividade, conceitos avançados de design (diferente de apenas curiosos em softwares como Photosphop, Corel Draw, Illustrator e editores de vídeos), “feeling” publicitário, atendimento consultivo, perspicácia comercial e responsabilidade.
 

3. Vender demais

Erro super comum. Pense no perfil da sua marca como um pessoa.
Agora pense naquela sua(seu) colega que toda vez que te vê vem vender alguma coisa.

Chata(o) e inconveniente não é mesmo? Pois é, uma marca que só vende, passa a ser inconveniente também e é naturalmente evitada pelo público.

Existe uma resistência inconsciente a publicidade, o sentimento de que “estão querendo tomar meu dinheiro” vide os anúncios no Youtube, quase sempre os pulamos para acessar rapidamente o conteúdo que realmente nos interessa.

Agora que isto ficou claro, precisamos entender que redes sociais, são ambientes de relacionamento e não de venda.
As pessoas acessam para se relacionarem e não comprarem. É difícil interagir com uma publicação: coxa e sobrecoxa R$4,50/kg!
Se você vende demais, os usuários irão te evitar.
Saber a dosagem é fundamental. Cuide do jardim e não caçe borboletas. Atraia e desperte o interesse das pessoas com algo relevante para elas!
 

4. Criar loja virtual dentro do Facebook

Continuando sobre vendas: o Facebook possuí uma ferramenta de venda direta através da Fanpage e também existem empresas no mercado que prestam este serviço de integração.

Salvo algumas exceções e baseado no tópico anterior, podemos afirmar que isso não funciona. É perda de tempo e dinheiro.

Recentemente o Facebook inaugurou uma seção chamada Marketplace, ainda é cedo para avaliarmos, mas inicialmente parece ser algo focado para negociações de mercadorias usadas entre os próprios usuários e não uma ferramenta empresarial.

Se você quer os produtos da sua empresa on-line. Faça a coisa certa ou não faça.

Crie uma loja virtual própria de qualidade, gerenciável e utilize as redes sociais para levar tráfego para o ambiente da loja e não concretizar vendas dento delas.

É melhor para imagem da sua marca. O que os usuários entendem sobre você é o que faz a venda acontecer e não necessariamente o que você diz sobre si mesmo!
 

5. Não planejar o conteúdo

O importante não é postar, mas o que postar. É melhor não dizer nada do que abrir a boca para falar bobagem não é mesmo?
“Até mesmo o tolo passará por sábio, se conservar sua boca fechada… – Salomão”.
Tudo que é publicado em suas redes sociais, automaticamente associa-se a sua marca.
 
O planejamento do conteúdo define assuntos, quando cada tema será abordado, com qual frequência serão veiculados, como serão explorados(imagem, vídeo, citações, perguntas etc), quais dias, quando retirar entre outros pontos.
 
O planejamento também trata dos anúncios: o que, quando, com quanto e como impulsionar uma publicação.
 

6. Inconstância e aleatoriedade

A frequência e a determinação são pontos cruciais para ter sucesso em marketing nas redes sociais. Este “papo” de sucesso repentino em 10, 21 ou 30 dias é mentira.

Não se mede o resultado de um trabalho de marketing em mídias sociais em 1 mês, o ideal são 6 meses para a produção de um gráfico de constância em uma página.
A perseverança com qualidade, produzirá autoridade no assunto chave e consequentemente atrairá leads qualificados.
 

7. Comprar likes e comentários (pirataria da audiência digital)

A cada dia nascem novos gurus de marketing digital que surgem do anonimato repentinamente. Já reparou?
Como essas pessoas conseguem tantos likes, comentários, criam métodos infalíveis e realizam mega eventos?

Perdoem-me os marqueteiros, mas se você leu até aqui merece saber.

Irei desmistificar algo sobre eles e suas fórmulas mágicas!

Existe realmente uma fórmula, ela é baseada na construção de um status fake, ou seja, comprasse likes, comentários, montagens digitais de vídeos e fotos e tudo o mais que se possa imaginar para construir uma imagem de autoridade pirata.

Depois disto, injetasse uma quantidade significativa de dinheiro em mídia para pulverizar uma oferta imperdível, sempre com uma condição especial e por um tempo e vagas limitadas.

Existem profissionais e empresas com serviços e produtos super qualificados, mas também existem muitos “suricatos”, estes constroem castelos de areia baseados na pirataria da audiência digital.

Atenção! Quanto mais pessoas conhecem a fórmula mágica, menos mágica ela se torna.
Trabalhe sempre com a verdade, subindo um degrau por dia, desta forma suas pernas serão fortes para te sustentarem quando chegar ao topo.
 

8. Falta de integração entre os canais

Imagine-se na recepção de uma empresa… Você faz uma pergunta a recepcionista, ao supervisor e depois para um dos sócios.

O que pensaria daquela instituição se cada colaborador te desse uma resposta diferente para a mesma pergunta? Esta empresa não é transparente, desorganizada, complicada, não é?

Muito bem, assim é uma marca na internet!

Para conquistar uma boa reputação é preciso ter unidade. Fechar as brechas e eliminar rastros negativos são ações essenciais de marketing nas redes sociais.

Sincronize todos os canais com as mesmas informações. Padronize a identidade visual e verbal. Realize o cruzamento das publicações entre todas as mídias sociais, ferramentas do Google, blog e o site.
Existe uma metodologia que basicamente faz isto aliada a atração de leads por conteúdo chamada de Inbound Marketing.
 

9. Má utilização de hashtags

Super comum este erro! Grande parte das pessoas não sabem exatamente o que é hashtag.
Hashtag é uma ferramenta que deve ser usada para fortalecer a marca e não apenas mostrar que sua empresa é moderna.

A hashtag é uma marcação em um material que tem por objetivo facilitar a busca e identificação do mesmo dentro dos feeds das mídias sociais.

Ela também tem a função de promover a replicação nas redes sociais e aumentar o potencial de interação.
O uso indiscriminado é uma erro que pode gerar uma associação negativa, a conteúdos que não gostaria de dividir a tela.

Aplicar muitas hashtags em uma imagem não é sinônimo de eficácia, segmentação ou criatividade, mas sim de poluição visual! O uso ineficaz ao invés de criar uma identidade, transmite o aspecto reverso de confusão.

Qualquer publicação pode ser relevante e interessante por ela mesma. Não é preciso colocar uma hashtag para que uma publicação tenha sucesso, mais importante do que isto é o design, o texto e o conteúdo do que esta sendo postado.

 

10. Não converter seguidores em clientes

Para finalizar é importante conscientizarmo-nos sobre o porque queremos cada vez mais seguidores, likes comentários e mensagens.
As redes sociais fazem parte do funil de marketing para geração de leads, dependendo do tipo de negócio, pode ser o principal meio.

Não adianta ter milhares de seguidores se eles apenas fazem número. É necessário convertê-los em clientes para a sua empresa e garantir um retorno sobre estes esforços.

É papel da empresa/empreendedor responder, interagir e até mesmo de forma ativa, não somente recepetiva com os usuários que curtem e seguem sua página.

As publicações precisam sempre de um call-to-action. Toda chamada atrativa deve ter um destino final.

Levar o usuário ao site ou ao envio de uma mensagem direta para a empresa, seja via inbox, direct, chat, Whatsapp, e-mail ou telefonema.

Prepare sua equipe para recepcionar os contatos e converte-los em clientes. A perspicácia comercial pode transformar aquela curtida inocente numa venda espetacular.

Com consistência e persistência se vai ao longe. Alguns dizem que é trabalho de formiguinha, preferimos dizer que é trabalho de beija-flor.
Extrair o néctar das flores. Errar é humano, você vai errar, mas vai aprender.
Estamos todos sempre aprendendo. O sucesso é de quem batalha por ele e não desiste nunca!
 

Obrigado, curta e compartilhe.

Forte abraço!
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